segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS ARTESANAIS EM COLÔNIA ALEMÃ NO PARANÁ.

Olá pessoal! Tudo bom? Pois é estamos em pleno carnaval e para quem abre essa página pode pensar que estou falando de vinho e vendo a foto já imaginaria logo a Toscana com  seus brunellos e chiantis. Duvideodó que alguém arriscaria como palpite o Brasil ou ainda mais o pequeno distrito de Entrerios  pertencente á cidade de Guarapuava no Paraná. Entrerios se formou a partir da chegada de imigrantes suábios do Danúbio; húngaros de etnia alemã que após a segunda guerra mundial vieram a se instalar na região trazendo consigo suas tradições.  Mas, o que estava fazendo aí? Segundo informações locais de amigos recém adquiridos na noite anterior, havia uma microcervejaria artesanal na colonia de Cachoeira  que produzim um chopp de primeira qualidade além de um restaurante. Isso já era motivo suficiente para pega meu carro e viajar por 30 km até o objetivo.

Quando você sai da rodovia principal que deixa a cidade o panorama urbano se modifica dando lugar a uma paisagem rural belíssima e você se sente como se estivesse realmente na Alemanha. É tudo muito bem cuidado, impecávelmente instalada com sua casas de arquitetura germânica tradicional com belos jardins e varandas. Estava perdido, sem sinal de celular e fui naquela de quem tem boca vai á Roma!

No meio do caminho encontrei algo que nunca tínha visto: uma castanheira lotada de frutos que parecem mais um ouriço do mar com seus espinhos que machucam de verdade. 
Finalmente chegou uma mensagem via sms de um colega com duas notícias uma boa e uma ruim.... Eles estariam fechados para refeição mas como eu não desestiría tão facilmente, abririam para minha  visitação.

Fui recebido por Maicon, que é neto dos primeiros alemães, que me contou toda a estória da cervejaria e como era feita o tão famoso chopp. Pequena e artesanal produz cerca de 8000 l mensais do precioso líquido tipo pilsen claro, escuro e em edição limitada da Weiss. Eu não tinha idéia de que a região é a maior produtora nacional de cevada que abastece e está presente em todas as cervejas fabricadas    no país, por ser fria o  necessário para que esta planta semelhante ao trigo se desenvolva. Porém revela que outro elemento fundamental na produção de cerveja, o lúpulo, é importado a preços altos devido á impossibilidade de produção por aqui. Aí do lado vemos a cevada, malte e o lúpulo que aliás provamos e é muito gostoso: tem gosto de cerveja!

Aí parti para a parte prática da degustação, presidida pelo colega Maicon que me serviu primorosamente 250 ml de um chopp geladíssimo com seu colarinho mais que cremoso. É realmente bem diferente dos chopps tradicionais, sendo que no visual por não ser filtrado é um pouco mais turvo, porém de sabor e aromas incomparáveis sendo os de fermentação os mais evidentes. Mais encorpado apresenta espuma mais duradoura e retrogosto bem suave e refrescante. Aí então fui surpreendidos novamente quando ele volta da cozinha com uma porção generosa de queijos e embutidos locais que completou nossa visita. Fomos ainda obrigados a degustar o chopp escuro também muito bom e a Weiss já havia acabado nos deixando com mais sede. Aquele potinho tem mostarda caseira fabricada alí mesmo e no outro um patê de raiz forte semelhante ao nosso rabanete daqui: simplesmente maravilhosos. 

Bem, terminei minha visita com mais um copo de saideira tendo como trilha sonora músicas alemães. Tá certo que é um pouco fora de mão para nós, mas se tiver não perca a oportunidade. Mesmo porquê a visita vale muito a pena e mais ainda se conseguirem pegar o restaurante aberto que serve  de joelho de porco a salsichas caseiras. As colônias não possuem ainda infraestrutura turística adequada, tendo que se hospedar em Guarapuava mesmo. Com o intuito de preservar a cultura alemã dos suábios e celebrar as boas safras de cevada com cerveja, no mês de outubro as 4 colonias se reunem para a tradicional festa da cevada, quando a cervejaria fornece toda a bebida necessária para os três dias de baile onde se serve a Peixada e termina no último dia com o Goulash.


Para saber mais:

1 - Cervejaria Donau Bíer.
Rua 1,Colônia Cachoeira, Guarapuava- PR.
Tel: (42) 36631-1127.

2 - Tudo sobre a festa no site da organização Cooperativa Agraria.

Abbracci a tutti e proust!





Um comentário:

Anônimo disse...

estudei em um colegio na colonia, saudades desse lugar! =D