terça-feira, 11 de maio de 2010

TOP WINEMAKERS 2010 CHILE. CORRA ANTES QUE O SILVESTRE PUBLIQUE!!!!!

Olá pessoal tudo bem?

Nesta última Expovinis tive a oportunidade de conhecer uma pessoa muito agradável e simpática que é o Sylvestre Tavares do Vivendo a Vida. Estava no box da Viu Manent  tomando meu Viu 1 quando deparei com aquela figura singular e seu colega Dr W. Conversamos bem por uns 45 minutos sobre o Enoblogs, que ao meu ponto de vista é o maior divulgador independente do conhecimento do vinho do Brasil, e a as nossas peripécias enológicas. Nada passa Incógnito por ele com seus posts são dinâmicos, atualizados e mais jornalisticos que o meu; que se assemelha mais com um Globo Repórter do vinho.

As informações do vinho não tem dono nem maternidade, pois todos nós temos mais ou menos as mesmas fontes e por isso mesmo postamos continuamente quase que ao mesmo tempo. Detêm o furo jornalístico aquele que mora em Bordeaux ou Borgonha; e certamente não queremos ser os Papparazzi do Enoblogs pois levamos também informação.

Bom estava na loja "El Mundo del Vino" em Santiago quando o sommelier me mostrou uma coleção que foi lançada este ano. A idéia foi de Rafael Prieto do Guia del Vino del Chile em reunir para a comemoração do bicentenário do Chile seus dez melhores enólogos, entre eles o Pablo Morandé, para ser fazer diferentes  vinhos assemblages  a partir de um lote (terroir) único no Vale Maipo que não pertencesse a nenhum dos envolvidos. Cada enólogo recebeu a mesma quantidade de uvas Cabernet sauvignon (4000 kg) que poderiam ser adicionadas a no maximo  30 % de outras variedades  provenientes de seus próprios vinhedos. Foram relizados cortes com Carmenére, Petit verdot, Mouvedre, Syrah, Carignam, Merlot, Malbec e até Cabernets para darem assim o toque do autor. Foram os escolhidos: Ignácio Recabarren Concha y T., Aurélio Montes, Marcelo Retamal De Martino, Marcelo Papa, Adolfo Hurtado da Cono Sur, Cecília Torres da Santa Rita, Álvaro Espinoza do Don Melchor e  Andrés Ilabaca da Santa Rita.

Taí o resultado dez jóias tânicas  numa caixa de madeira de luxo que custam $ 400.000 pesos ou R$ 1200,00 com assinatura do enólogo responsável, e segundo o pessoal da loja não farão uma nova edição. Esse projeto foi chamado de TOP WINEMAKERS 2010 - CHILE. Vale a pena comprar em grupo e degustarem. 

Bem  achava que tinha furado os zóio do Silvestre, mas não deu certo pq ele já tinha postado.

 Um abraço pra vocês do Enoblogs e aguardem meus posts de aniversário de  1 ano  da Antica Osteria pois estou literalmente descorchando o Chile pra vocês.


Abbracci a tutti!

Um comentário:

Silvestre Tavares Gonçalves disse...

Grande Roberto, você nunca vai furar meu olho, você demonstra com estes elogios a minha pessoa sua humildade, uma das mais difíceis qualidade de um ser humano. Espero continuar agradando nas minhas postagens. Espero que você também continue nos agraciando com suas belas harmonizações. Quanto o top winemakers é uma ótima opção para conhecimento.

Amigo, estou no aguardo em Vitória !