quarta-feira, 23 de junho de 2010

SEGUNDA DIVINO COM MARATONA GREGA: GEROVASSILIOU SYRAH 2003 COM MOUSSAKÁ DO ACRÓPOLIS.

Se bem que me lembro, eu tinha prometido pra vocês cozinhar um prato grego e harmonizar com um vinho; mas acabei não tendo tempo. Todavia encontramos a oportunidade certa na Segunda Divino, para retrucar o Syrah marroquino do Gil da última semana com um Syrah da Grécia; harmonizado com uma bela moussaká do restaurante Acrópoles no Bom Retiro. Saí do consultório ás 18:30 e  quando eram 19:30 já começávamos nossa degu. O primeiro vinho grego que tomei foi na A.B.S de São Carlos no dia dos Chardonnays que me impressionou bastante pela fruta e mineralidade. A moussaka inaugurei lá mesmo no Acrópoles, com o próprio Gil e Rê, e pude conhecer seu simpático dono que me mostrou  como se deve usar o azeite grego: sem miséria!

Moussaká é um prato que está presente em várias culturas mediterrâneas como Turca, Síria, Italiana ( Berinjela á parmigiana ou siciliana);  mas a mais famosa é sem dúvida é a grega. Levada no forno com  tudo de bom numa receita deve ter: carne, tomate, gordura, beringela, leite e queijo. O que mais me instiga na culinária grega são os temperos, e certamente  nessa receita faz  a diferença dessas para as nossas caseiras (além de dar um pt trabalho).  Não vou dar a receita pois não fui eu que fiz; e vale a pena dar um pulinho no Acrópoles.

 Gerovassiliou Syrah 2003 - Domaines Gerovassiliou - Epanomi - Thessanoliki - Grécia.

Vinho macedônico feito de Syrah lotado a 3 kms do mar, porém a 300 mts de altitude. Foi envelhecido 18 meses em carvalho francês novo em solo arenoso calcário que lhe confere boa mineralidade. Coloração rubi com halos violáceos e pouca maturação de aromas de frutas negra como ameixas e algo de cereja amarga, na boca com taninos macios e envolventes numa belísssima acidez para completar. Vi pouca influência da barrica mas um aroma de couro novo, cravo com pimentas num perfeito equilíbrio entre álcool e acidez. Um vinho "singular", talvez diferentel para aqueles que o comparam a um do Rhône ou Australiano, mas é isso que eu quero. Ah! Bateu muito bem com a moussaka, sua acidez e fruta.

Quem traz esse vinho é a Mistral.

Quem faz essa maravilha de moussaká: Acropóles.

Abbracci a tutti!

Nenhum comentário: