terça-feira, 8 de junho de 2010

SEGUNDA DIVINO: VINHO MARROQUINO TANDEM SYRAH 2005.

Olá pessoal, tudo bem?!

Retornando á nossa Segunda Divino o Gil resolveu abrir um vinho africano para comemorar a copa do mundo que se aproxima. Quem pensou em Stellenbosch, enganou-se pois o escolhido foi um vinho do norte da África, mais precisamente do Marrocos chamado Tandem.

Por essa pouca gente esperava; mas tandem não é o nome de uma região vinícola, de um monarca ou de algum mercador marroquino mas na verdade é o nome dado áquela famosa bicicleta de dois ou mais lugares que aparece estilizada no rótulo deste vinho. Tudo começou quando Alain Graillot, considerado melhor vinicultor de Crozes-Hermitage, passeando de tandem por Marrocos  encontrou os proprietários da  Vinícola Thalvin e resolveram aliar-se para criarem vinhos premium de terroir marroquino e herança francesa. Com a supervisão de Jacques Poulain, enólogo da  Domanine des Ouled Thaleb de propriedade da Thalvin, iniciaram o cultivo orgânico de videiras no vale de Rommaninas, encostas das montanhas Atlas. A região apresenta solo argilo-calcário com temperaturas altas durante o dia e noites frescas, facilitando o amadurecimento lento e gradual das uvas.  O manejo das videiras de dez anos e cachos é todo manual, com 60% do vinho estagiando em barricas de carvalho francês da Françoís Frére.

Vamos ao vinho que na taça é realmente muito bonito com coloração rubi intensa sem halo específico que abre no nariz aromas de frutas maduras como cereja, algo de morango e especiarias. Efeito da barrica muito suave na boca com taninos médios e bem macios mostrando  pimenta e canela numa média e bem agradável persistência com notas balsmicas e doçura residual. Boa compania num final de tarde para um prato de massa leve e carnes não muito gordurosas; mas aceitam bem temperos e condimentos pela boa fruta. Imagino um tajine de frango até cordeiro com ameixas, amêndoas, limão siciliano em conserva e cous cous marroquino de frutos secos na harmonização. A safra de 2005 mostrou-se ainda jovem com acidez regular lembrando mais um Syrah francês do Rhone que do novo mundo.

Quem traz esse alegre vinho é a World Wine.


Curiosidades:

O maior tandem do mundo foi construído na Austrália em 1984 e tinha a capacidade de 74 ciclistas.

Nenhum Marroquino que trabalhou na colheita provou do vinho.

Abbracci a tutti!

Nenhum comentário: