sexta-feira, 29 de maio de 2009

CONFRARIA DOS MALAS

NESTA QUINTA FEIRA 28/05/2009 ,TIVEMOS NO EMPÓRIO BASÍLICO MAIS UMA DEGUSTAÇÃO DA NOSSA CONFRARIA, ONDE FORAM DEGUSTADOS DOIS VINHOS TINTOS E UM FORTIFICADO NACIONAL DE SANTA CATARINA PRESENTEADO PELO MARIO. ESTAVAM PRESENTES AINDA DADO, JOEL , SILVIO , HUMBERTO (MEIA FALTA), LEE FU FEN COM SUA ESPOSA , MAURÍCIO E NOSSOS ANFITRIÕES RODRIGO E ISABELA. OS 2 PRIMEIROS VINHOS TINTOS FORAM DECANTADOS POR CERCA DE 30 MINUTOS.


VAMOS AO VINHOS:






1 - ALTAS QUINTAS 2004 - PORTUGAL - ALENTEJO

CORTE DE TRINCADEIRA, ARAGONÉZ E ALICANTE BOUSCHET SEM A ESPECIFICAÇÃO DE PORCENTAGEM ,COM ESTÁGIO EM BARRICAS NOVAS DE CARVALHO FRANCÊS. TRATA-SE DE UM VINHO ELEGANTE DE COR RUBI, JOVEM COM AROMAS DE CEREJA E AMORAS, NOTAS HERBÁCEAS E CHOCOLATE. CORPO MÉDIO E BEM EQUILIBRADO

2- VIÑA ARDANZA RESERVA 2000 - ESPANHA - RIOJA

VINHO DE 80% TEMPRANILLO ORIUNDOS DE FUENMAYOR (RIOJA ALTA) E 20 % DE GARNACHA DE VINHEDOS PRÓPRIOS DE AUSEJO E TUDELLILA EM RIOJA BAIXA. PASSOU POR BARRICAS DE CARVALHO AMERICANO POR 36 MESES. VISUAL DE COR RUBI COM HALO DE MATURAÇÃO E COM BOA TRANPARÊNCIA E LIMPIDEZ . AO NARIZ MOSTROU-SE COMPLEXO COM NOTAS DE FRUTAS VERMELHAS MADURAS COMO CEREJA E AMEIXA, BAUNILHA ,CANELA E TABACO. BOA PERSISTENCIA E FINAL DE BOCA EQUILIBRADO. O QUE SE PODE VERIFICAR TB ERA UMA NOTÁVEL ACIDEZ QUE DENOTAVA FRESCOR.



3 - PORTENTO 2005 - QUINTA SANTA MARIA -SÃO JOAQUIM-SC .


ESTE VINHO DE SOBREMESA FAZ ALUSÃO AOS NOSSOS PATRÍCIOS PORTOS E, QUE POR MOTIVOS LEGAIS, FORAM IMPEDIDOS DE SEREM CHAMADOS DE PORTO OU 'TIPO PORTO' APESAR DE SEREM PRODUZIDOS DA MESMA FORMA. SÃO UTILIZADAS UVAS CABERNET SAUVIGNON E MERLOT E AS CASTAS PORTUGUESAS TOURIGA E ARAGONÉZ , COM ESTÁGIO DE 6 MESES EM CARVALHO FRANCÊS
ELE MOSTROU COLORAÇÃO RUBI COM TONS OCRES, BOA PRESENÇA DE FRUTA EM COMPOTA, AROMAS DE CHOCOLATE, CAFÉ, MENTA E ESPECIARIAS. TANINOS MACIOS.O QUE MAIS NOS IMPRESSIONOU FOI O EQUILÍBRIO ENTRE O ACÚÇAR E O ALCOOL 18%, TORNANDO-SE UM VINHO FÁCIL DE BEBER E BOA COMPATIBILIZAÇÃO COM O CHOCOLATE. PODE SER UMA BOA ALTERNATIVA AOS VINHOS DE SOBREMESA, PORÉM AINDA NÃO PODE SER COMPARADO A UM GRANDE PORTO. FOI DESTAQUE DA EDIÇÃO NÚMERO 29/2008 DA REVISTA ADEGA, FICANDO EM PRIMEIRO LUGAR NA DEGUSTAÇÃO COM OUTROS QUATRO VINHOS DE SOBREMESA NACIONAL.

Um comentário:

Rod disse...

Boa Dr Roberto.
Estaremos pretigiando.
Grande Abraço.
Rodrigo