terça-feira, 23 de março de 2010

SEGUNDA DIVINO : TAURASI 2004 FEUDI DI SAN GREGÓRIO.

Olá pessoal"! Estamos de volta com a nossa Segunda Divino e o escolhido dessa vez o Taurasi D.O.C.G 2004 da Feudi di San Gregório.Trata-se se um vinho feito com uma das uvas mais nobres e  famosas do sul da Itália; a Aglianico de vinhedos antigos situados na região da Irpínea; rebatizada de Taurasia (Taurus = Touro) após a expulsão dos Irpineos  pelos Romanos em 80 d.C. O nome Agliânico deriva provavelmente de sua origem grega; dita Ellenica já  descrita pelos antigos Columella e Plínio. A  Aglianico  é uma uva  rude de difícil cultivo com uma maturação tardia, muito ácida e intensa a princípio, justificando os 3 anos de barricas para amansar. Porém  na província de Avellino, cidade de Taurasi ; produz vinhos complexos ricos de cor e de intensidade aromática fazendo-se plenos e regozijantes.

” Devo confessare, chiedendo scusa ai miei Barolo e Barbera, che il TAURASI si deve considerare il loro fratello maggiore “
 Arturo Marescalchi ( Fundador da Associazione Enologi Enotecnici Italiani ).

Bem o nosso não foi diferente:

-  Taurasi 2004 D.O.C.G.- Feudi di San Gregório -  Campania - Itália.

Apresentou bela coloração rubi bem intensa com reflexos discretamente granada, com ataque aromático bem frutado com frutas vermelhas como amarena e cerejas com especiarias tipo cravo e aniz - simplesmente magnífico. Mantinha sua acidez  num médio corpo de taninos ainda pouco evoluídos mas bem instigantes. Não vi muita baunilha apesar dos 18 meses de C.F., mas um toque tostado e herbáceo que lembrava incenso. No final  bela persistência com sabores de infância algo como tutti frutti ou banana bem suave; talvez tentando nos mostrar que podia ser  mais complexo se deixasse descansar mais um pouco na garrafa. Não nos arrependemos e tive que ouvir de novo a frase..

Pois é Betão, vinho italiano é vinho italiano!
Foto da Agliânico no site da Feudi,  com uma bela música instrumental.

Trazido pela World Wine, mas esse eu trouxe na mala!

Abbracci a Tutti!

Nenhum comentário: