terça-feira, 6 de abril de 2010

BELA PÁSCOA COM BACALHAU A ANÍZIO E VINHO MUROS DE MELGAÇO.

Olá pessoal, tudo bom? Pois é Páscoa pede bacalhau com vinho; e esse ano não foi diferente. A receita do bacalhau já era tradicional na família da minha nora, trazida pelo seu pai sr. Anízio que nos ajudou a fazer a bacalhoada lá de cima e dona Tereza aqui debaixo mesmo. Do meu ponto de vista é um dos modos mais simples e saborosos de se utilizar o bacalhau ressaltando seus sabores naturais; e dizem que é o verdadeiro bacalhau á portuguesa. Não vou dar a receita "ipsis litteri"  porquê  o segredo está no modo de se fazer e não nos ingredientes. 

É muito simples, vejam:

Primeiro numa panela grande que será a definitiva cozinhe em água salgada as batatas inteiras, peladas e reserve. Na mesma água faça um caldo de cebolas inteiras (pode por cravos), alhos inteiros sem cascas, grãos de pimenta e o que quiser mais de ervas e especiarias. Quando estiverem quase macias tanto as cebolas como os  alhos, coloquem os lombos de bacalhau já limpos, dessalgados e cubra com folhas de couve cortadas á metade e privadas de seus talos e devolva a batata  por cima de tudo para que cubram e abafem a panela como se fossem a  tampa. Depois que a couve murchar; confira o ponto do bacalhau e coloque tudo num prato como se fosse um cozido! Isso mesmo um cozido de bacalhau seria a minha definição mais que perfeita desse maravilhoso bacalhau, ornada com azeitonas pretas, ovos cozidos e bastante azeite extra virgem português .

O vinho  foi sugerido pelo meu amigo Rodrigo do Empório Basílico  em destaque no seu blog o Vinho Verde de Alvarinho Muros de Melgaço 2008, produzido e engarrafado pelo enólogo Álvaro Mendes. Em contradição com que muita gente falou nesses tempos pré-Páscoa  sobre a qualidade do vinho verde e sua pouca capacidade de harmonização do bacalhau, ele foi maravilhoso. Diferente dos tradicionais vinhos verdes que são caracterizados por baixo teor alcoólico, muito jovens (verdes) e ácidos; este se  mostrou bem elegante e moderno. Coloração amarelo palha com poucos reflexos verdeais com aromas cítricos bem evidentes de lima e limão siciliano e floral. Na boca ataque inicial com bela acidez sem deixar de mostrar sua passagem de 6 meses barrica de carvalho francês com sabores de mel e baunilha bem discreta. Nota-se boa mineralidade e refrescância final com untuosidade. 

Casou perfeito com o Bacalhau á Anizio, pois tinha corpo suficiente dado pela graduação de 12,5 % associado a barrica e "sur lie" durante sua fermentação inicial, sem interferir no sabor suave de nosso prato. Garanto que melhora em 5 anos de guarda, acreditem. Agradaram a todos ainda mais porquê nossa festa foi na Barão de Melgaço.

Concluindo: vinho verde não é brega com bacalhau.

Deixa eu me arrumar pois tenho que degustar meu próximo post com o chef Sauro do Friccó!

Abbracci a tutti!

Nenhum comentário: