quinta-feira, 27 de maio de 2010

LANÇAMENTO GUIA DESCORCHADOS 2010 - HYATT HOTEL SÃO PAULO.

Olá pessoal tudo bem?

Ontem - 24\05\2010- fui ao lançamento do mais completo guia sobre vinhos sulamericanos agora na sua versão em português. Foi no Hotel Hyatt são Paulo e degustar uma boa amostra dos vinhos avaliados; além de conhecer e trocar informações com  produtores, importadores e criadores do guia Fabricio Portelli (Arg) e Patricio Tapia (Chi).

Comecei pelos dois mais pontuados do Guia chileno: o Cabernet de Miguel Torres Manso de Velasco e o Sol del Sol Chardonnay da Aquitania que obtiveram maior classificação como  branco e tinto respectivamente. Conheci Cristian Ubal da Miguel Torres e falamos sobre a minha experiência de ter visitado o Chile no pós terremoto e sobre as peculiaridades do terroir singular de Curico donde nasceu esse belo tinto campeão.       


Na mesma bancada com Luiz  Eduardo da Casa da Porto  degustamos um vinho que já havia provado na sua loja e que me impressionou demais que foi o Erasmo. Conversamos ainda sobre o projeto Winemakers 2010 Chile e que ainda possue kits- caixas no estoque; problema é que vou ter que levar um Domus Aurea junto.... Ainda entre os chilenos me surpreendeu os  Laberinto Cabernet sauvignon /Merlot e  Sauvignon blanc 2008 e como surpresa especial um vinho recém chegado para a exposição como aposta na linha  premium da vinícola Tarapacá  em Maipo feito com  Cabernet Sauvignon (87%), Syrah (7%) e Merlot (6%) chamado Závalo de 2005. Não posso deixar de lado os também degustados Lota 2006, Maycas de Limarí Reserva Especial Syrah 2007 e House of Morandé 2006.
Entre os argentinos não houve nenhuma surpresa e pude degustar um pouco de tudo,  já que os conhecia bem. Desfilaram entre as estrelas os Catena- Zapatas, Cadus e Nieto Senetiner com seus vinhos premiuns de cortes de Malbec e Torrontés - Chardonnay - Gewurz. Ruca Málen sempre forte presença na minha memória.


Sempre creio que o principal intuito das feiras e eventos sobre vinhos não é na verdade  a degustação, mas sim ampliar sua rede de amizades e contatos. Dessa vez pude conhecer e aprender muito com o enólogo Carlos Giacometti consultor da Épices e Winecommerce; degustando grande parte dos vinhos juntos.Alé dos vinhos do guia; relatou entusiasmado sobre os  alentejanos da Herdade dos Grou que alia métodos tradicionais aos científicos de escolha da hora exata da colheita para atingir maturação máxima da uva; orientadas pelas  fases da lua - Moon harvesting. Discutimos ainda sobre conceitosde single wineyards, agricultura biodinâmica e de como é saudável o universo do vinho.

O Guia Descorchados 2010 é publicado pela Editora Planeta e seu custo médio é de R$ 130,00. Aí vai uma sugestão para quem é entusiamado como eu e possue uma confraria: vamos comprar os vinhos do guia e façamos ás cegas para termos o nosso próprio Guia Descorchados inclusive com nacionais! Se quiser me convidem que eu levo meu vinho!

Abbracci a tutti e Buon Assagio!

2 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Sou fã dos vinhos da Ribera del Lago. Já provou o branco?

abs,
Nina.

DR ROBERTO MARINO disse...

Olá Nina, gostei muito sim inclusive tirei uma foto das duas garrafas e o svg blanc estava maravilhoso! Eu vou escrever sobre eles num post separado como achados best buy!
Abbraccio
Roberto