segunda-feira, 13 de julho de 2009

Blog Alexandra Corvo - 10/07/2009

Olá gente! Tudo bom?

Nunca tive muita empolgação em concursos, sorteios, loterias, bingos e promoções; porquê na verdade nunca ganhei nada mesmo. Não tenho sorte no jogo... Com essse negócio de escrever para alguém ilustre desconhecido* foi a mesma coisa, e essa história remonta desde o tempo do papai Noel quando escrevia intermináveis cartas e não recebia resposta. Achava que talvez o bom velhinho estava preocupado com crianças mais carentes e necessitadas do que eu ,ou o conteúdo das minhas cartas não o convencia. Será que dei azar do Pedro Bial escrever sempre a carta ao papai Noel no mesmo dia que eu? Tinha tb a carta pra Xuxa, pro Bozo, pro Balão Mágico e etc. Graças a Deus que minha família Noel sempre respondia as cartas pra mim e quando dava comprava os presentes pelo meu bom desempenho escolar. Não vou esquecer jamais da minha primeira bicicleta e da minha cadela Kiss. Aí cresci , e a minha sina continuou e percebi que muito nesta vida não é só sorte mas muito de seu esforço e dedicação pessoal e a sorte na verdade é apenas um catalizador disso tudo. Bom, acho que essa foi a primeira vez que alguém responde de verdade alguma pergunta minha tirando o papai Noel. Digo isso porque uma vez mandei uma pergunta ao site do Milton Neves sobre copa do mundo, e a resposta tinha tanto a cara dele que nem parecia que tinha sido ele que tinha escrito. Parece que seguia um protótipo ou receita de bolo dele. Mantenho admiração irrestrita a esse jornalista e entendo que se ele próprio respondesse todas perguntas do leitores ficaria louco. Bom chega de papo furado, senão nem minha família vai ler este post.

Bom, aí vai o texto do blog da Alexandra Corvo, não salvei em html pra quem quiser acessar o original pode ir no link mais abaixo.

Quem não bebe vinho não vê o mundo girar...


Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

Sobre serviço do vinho


Em relação ao serviço de vinhos, o leitor Roberto Marino, no comentário sobre o serviço de vinhos no Arturito, mandou a seguinte questão: "E quando numa data especial vc leva uma garrafa dessas que guardou com tanto tempo e carinho ao restaurante e o sommelier esfarela a rolha...



1 - O que fazer neste momento? (eu sei que isso poderia ter acontecido tb comigo).

2 - Posso pedir para eu mesmo fazer o serviço do vinho?

3- E gentil ou não servir uma prova ao sommelier?



"Sobre o primeiro item: mantenha a calma. Muitas vezes a culpa não é do sommelier, pode ser que a rolha estivesse problemática, isso acontece. Diga a ele que decante o vinho, na sua frente, de preferência, assim você acompanha. Se estiver muito esfarelada, ele pode "coar" o vinho, passando o líquido por um coador ou por um tecido - desde que não tenha sido lavado com cândida (tecidos são problemáticos)Em relação ao segundo item: seria estranho. No entanto, depende da quantidade e do nível do serviço - se precisa decantar, abrir, servir, seria estranho você fazer isso. Mas, se você não confia no sommelier, não seria melhor ir a um restaurante que garanta um bom serviço? Ou que você confie no profissional? Em última instância, abra o vinho em sua casa, decante-o, ponha de volta na garrafa e leve-o ao restaurante pronto pra servir. Quando chegar ao restaurante, diga ao sommelier que você mesmo vai servir seu convidados.E, para finalizar: é sempre gentil dar um pouquinho para o sommelier da casa provar. Estreita e enriquece a relação.



http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/blogs/alexandracorvo/2009/07/sobre-servico-do-vinho.shtml
*desconhecido pq não conheco pessoalmente

Abbracci per Alexandra e per tutti!!!!!

Nenhum comentário: