sexta-feira, 3 de julho de 2009

DEGUSTAÇÃO VINHOS RUTINI - EMPÓRIO BASÍLICO \ ZAHIL IMPORTADORA - 01\07\2009






Ontem tive a oportunidade de participar de mais um evento organizado pelo Empório Basílico. Era uma quarta feira despretenciosa depois de um dia de consultório cheio; que se transformou numa noite bem agradável. Tratava-se de uma degustação da Bodega La Rural - Rutini que foi presidida por Bernardo Silveira diretor técnico da Zahil vinhos que compareceu ao evento a pedido da equipe do Basílico.


A história da vinícola começa na Itália do século 19, na província de Le Marche cidade de Ascoli Piceno, onde Francisco Rutini produzia vinhos para consumo de seus familiares e vizinhos. Seu filho Felipe Rutini tornou-se imigrante quando chegou ás américas e encontrou em Coquimbito, Maipu na província de Mendoza o lugar ideal para plantar suas primeiras videiras. A partir daí formaram-se os primeiros pilares para a construção de sua vinícoal chamada La Rural com os preceitos de labor et perseverantia. Em 1919 Don Felipe passou o comando dos negócios para seus herdeiros, que incrementaram a vinificação com novas variedades de uvas e compraram de novos solos como em Tupungato com altitude de 900 a 1500 metros e múltiplos microclimas.




Em 1994 foi adquirida por um grupo de investidores ,dentre eles Catena e Lynch , que trataram de modernizar sua instalações e aplicar nos vinhedos La Rural sua experiência acumulada na produção de vinhos de alta qualidade em Mendoza. Possuem 255 hectares de vinhedos incluindo Maipu, Rivadavia, La Consulta, Altamira e Tupungato.





Bom chega de papo. Foram degustados cinco vinhos a saber:



1 - Rutini Chardonnay 2006 - Belo vinho de cor amarelo palha, frutado com abacaxi, pêssego e melão maduros. Toque mineral presente, assim como mel-manteiga . Boa acidez num vinho que me agradou muito.




2 - Rutini Cabernet\Malbec 2005 - tinto de coloração rubi-granada com predominãncia de amoras e violetas. Especiarias como cravo, pimenta e frescor dado pela boa acidez e mentolado. Taninos equilibrados mas sobrou um pouco no álcool e sulfitos. Vinho mais calmo que seu sucessor 3.




3 - Rutini Cabernet\Syrah 2005 - Tinto encorpado e potente. Um pouco fechado no nariz com suas frutas escuras como ameixa e especiarias com cravo pimenta, tabaco e baunilha. Vinho com bastante estrutura e álcool que precisava um pouco de decantação ou acompanhado de uma carne.



4 - Rutini Malbec 2005 - tonalidade ruby - violáceo nos mostra este malbec elegante com frutas vermelhas lembrando amora, ameixa e violeta. Bem com seus taninos equilibrados e potente com acidez relevante. Segue o padrão dos vinhos Malbec de alta qualidade. Discordando dos demais achei bom custo benefício pela sua qualidade. É muito fácil fazer um malbec; o dífícil é diferenciá-lo.


5 - Rutini Antologia XVIII - Na tentativa de se criar vinhos com seus melhores lotes das melhores safras; este vinho feito pelo enólogo Mariano di Paola com cortes de 40% de cabernet sauvignon, 40% de malbec e 20% de merlot ;mostra todo o seu cuidado e competência na elaboração de vinhos. No estilo velho mundo, esta assemblage mostrou coloração violácea, bem denso e carnudo. Boa acidez com cereja e mirtilo em geléia e especiarias. Vai ganhar mais ainda com um pouco mais de envelhecimento na garrafa.


Geralmente as degustações de produtos da mesma vinícola me desanimam um pouco. Porque são servidos primeiros vinhos base pra depois degustar os melhores e talvez vc perder um pouco da acurácia gustativa e achar tudo muito bom. Engraçado, pois pude perceber hoje a preocupação desta vinícola com a qualidade e equilíbrio dos vinhos degustados mesmo nos seus vinhos menos requintados. Chardonnay e Syrah em bons vinhos.Pude tirar tb desta degustação é que nem só de malbec vive a Argentina, e que a a partir do momento que baixar a febre desta casta, possam colher novos frutos com outras uvas ; sem perderem a identidade malbequiana.

Un abraccio a tutti e salut!!!!!

Para saber mais:

http://www.rutiniwines.com/

http://www.vinhoszahil.com.br/loja.aspx

http://www.emporiobasilico.com.br/

Nenhum comentário: