domingo, 25 de outubro de 2009

FELIZ DIA DO MACARRÃO!!!!! OSTERIA AL MARE: TAGLIATELLE ALLA SALSA DI SALMONE AFUMICATTO





Bom hoje fui pego de surpresa logo cedo, pois ja´tinha tudo preparado para o almoço. Ia rolar um risotto de salmão defumado com mascarpone mas....

- Feliz Dia Internacional do Macarrão!!!!!!

Pois é; como eu poderia comemorar esta data festiva no mundo inteiro com um prato de risotto. E além disso a tradição diz que domingo é dia dele. Rodei pra cá e pra lá e como já estava tudo no "mis en place"  fui pra minha mini biblioteca culinária. Encontrei um pequeno livro de bolso sobre macarrão onde havia a receita de penne con salmone e o problema assim estava resolvido.

Esta data foi estipulada no dia de abertura  do I Worl Pasta Congress (primeiro congresso mundial de pasta) realizado em Roma no dia 25 de outubro de 1999, a fim de se divulgar as qualidades benéficas da ingestão de macarrão e retirar de vez aquela cisma de que pasta engorda. A Itália sendo a maior produtora e consumidora tomou a frente desta iniciativa e o Brasil como é o terceiro maior consumidor de pasta vai receber o próximo congresso mundial no Rio de Janeiro em 2010.



Vamos pra cozinha então:

Ingredientes para 4 pessoas e meia.

300 gramas de tagliatelle feito em casa ou 400 do de pacote.
300 gramas de salmão defumado.
250 ml de creme de leite fresco.
200 gramas de manteiga de verdade.
100 ml de Grand Marnier ou Cointreau.
100 gramas de queijo parmigiano-reggiano ralado na hora.
meia cebola milimetricamente picada.
ervas frescas a gosto, hoje usei de provence desidratadas.
noz moscada.
pimenta do reino recém moída.
1 colher de sopa óleo para fritura.
Ovas de capelin preta (tipo caviar) para decorar.

Preparo.

Em separado peguei a melhor metade do salmão e fatiei em tiras de 2 cm de espessura. O restante piquei finamente até se transformar num tipo de purê. Na panela quente deitei óleo e manteiga até derreterem e adicionei as lascas de salmão para dourarem um pouco. Acrescentei então o purê de salmão com as cebolas e a noz moscada. Corriji de sal e pimenta.
Quando todo mundo já estava bem feliz e fritinho na panela , terminei por juntar as ervas e o Grand Marnier para liberar todos os aromas possíveis.
Agora tem que estar faltando 1 minuto para o macarrão ficar "aldente" , então acrescento o creme de leite fresco na panela e mexo delicadamente para que a cor alaranjada do salmão se impregne em todo aquele molho. Escorra a massa e despeje todo mundo junto com o queijo ralado na panela e mexa bem para que tudo se incorpore numa perfeita harmonia.
Sirva imediatamente em pratos individuais, tomando cuidado para que todo mundo receba sua parte justa de salmão e decore com ovas de capelin.

Este prato pede um bom vinho branco de chardonnay barricado para brigar com a gordura e defumado do peixe e creme de leite, e desta vez abri um vinho italiano da Púglia: o Pietra Bianca 2006 da vinícola Tormaresca. É uma D.O.C Chamada Castel del Monte; donde se produz vinhos de chardonnay e fiano mostrando muita fruta, acidez e frescor.

 Para saber mais:

Receita livremente inspirada no livro: Na cozinha com Sílvio Lancellotti - o Livro do Macarrão: Penne al Salmone, pag. 98; L & PM Editores, 1996.


Mistral

Entendeu Delil? Did you understand Deliw? Hai capische Deli?

Abracci a tutti in Canada.

Nenhum comentário: