Outra coisa em comum era o cardápio de capa grossa de "'couro" almofadado, engordurado e no interior aquela infinidade de massas e seus molhos. Percebi que havia um que nunca faltava em todos e me intrigava: era aquela pasta all'Afredo. Como uma massa feita de manteiga, creme e parmesão que jamais via alguém pedir; desfilava em posiçao de destaque na lista das melhores massas e sugestões.
Vamos pra Roma direto para o ano de 1908 onde foi criada a verdadeira receita por Alfredo di Lelio. Diz a lenda que sua esposa Inês estava muito fraca e com anorexia pós parto de seu primeiro filho. Percebendo que precisava tomar alguma atitude rápida a esse respeito, foi pra cozinha e literalmente pôs a mão na massa; encontrando apenas manteiga e parmesão: Ecco nascia o molho all'Alfredo!!! Entrou no quarto rezando pra Sant'Anne (equivalente da Nossa Senhora do Bom Parto ou da Boa Hora) e disse:
- Se você não quiser, deixa aí que eu mesmo como tudo!!!!! Curou a sua donna e virou prato regular do restaurante.
Hoje faz parte da tradição no Ristorante Alfredo, dar uma última mexida na massa antes de ir para a mesa com talheres de ouro que recebera de presente dos famosos artistas de cinema da época: Douglas Fairbanks and Mary Pickford que se apaixonaram pela pasta.
Chega de estória que já tá passando dos 500 caracteres.
Ingredientes para quatro pessoas educadas:
400 gr do industrializado.
100 gramas de manteiga da boa mesmo.
100 gramas de queijo parmigiano-reggiano ralado.
250 ml de creme de leite fresco.
Noz moscada ralada na hora.
Sal.
Pimenta do reino preta moída na hora.
Preparo
Coloque a pasta em 4 litros de água fervente com sal o suficiente.
Noutra panela manteiga e creme de leite em fogo alto se aquecem e unem.
Quando reduzir um pouco adicione pimenta, tico de sal, noz moscada e apague o fogo.
O macarrão já deve estar "al dente"; então escorra-o e incorpore o creme e toda aquela maravilha do parmesão ralado. Misture tudo com cuidado.
Sirva em pratos fundos ainda bem quente.
Faça sucinta oração e coma de joelhos com um belo dolcetto d'alba de bons produtores, bardolino, valpolicella ripasso ou chardonnay de peso com madeira e maduro.
O segredo desta receita está na simplicidade e seu sucesso depende exclusivamente da qualidade de seus ingredientes; portanto se não tiver um belo pedaço de queijo e manteiga de preferência italianos desista e parta para outra receita. Não substitua nada!!!!! Margarina não é manteiga.
Para saber mais
http://www.alfredo-roma.it/ Fotos e curiosidades num site divertido.
Receita inspirada livremente no livro " Autêntica Cozinha Italiana" do Giuliano Hazan; que no original pedia para colocar apenas 60 gr de parmiggiano; mas não resisti e corrigi a dose para 120 gramas.
Agradecimentos especiais aos Bloggeiros Marcel e Nina do ÓTIMO Gourmandise pela ajuda na harmonização com vinhos e incentivo culinário com suas receitas e experiências.
ABBRACCI A TUTTI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário