domingo, 18 de outubro de 2009

MENU DEL GIORNO: PASTA ALL'ALFREDO!

Bom gente, um dos programas que eu  mais gostava em São Paulo era frequentar as cantinas daquelas bem antigas e tradicionais. Lembro-me com muita nostalgia dos almoços no Gigetto de domingo e esperas intermináveis para jantar no Famiglia Mancini ambos na rua Avanhandava, do Víco d'o Scugnizzo, cantinas Roma, Mamarella, Little e Jardim de Nápoli em Higienópolis e sem falar do Bixiga  com os eternos Roperto, C. que Sabe, Capuano (o gnocci mais antigo e gostoso de S.P.) e o melhor cabrito do mundo no Pozillipo. O que elas tinham em comum era o ambiente extremamente familiar e aconchegante com atendimento informal o suficiente para uma refeição na medida dos nossoa bolsos e corações. Íamos com nossos amigos de qualquer época ou idade e reuníamos os mais agradáveis momentos. Agradeço muito a meu eterno mestre Dr. D.Jorge que além de noções muito fortes de caráter, técnica cirúrgica e ética médica pôde me apresentar a maioria destes restaurantes. Sempre depois daquela cirurgia longa vinha com aquela frase marota: E ai Marino vai  um cabritinho no Roperto?
Outra coisa em comum era o cardápio de capa grossa de "'couro" almofadado, engordurado e no interior aquela infinidade de massas e seus molhos. Percebi que havia um que nunca  faltava em todos e me intrigava: era aquela pasta all'Afredo. Como uma massa feita de manteiga, creme e parmesão que jamais via alguém pedir; desfilava em posiçao de destaque na lista das melhores massas e sugestões.

Vamos pra Roma direto para o ano de 1908 onde foi criada  a verdadeira receita por Alfredo di Lelio. Diz a lenda que sua esposa Inês estava muito fraca e com anorexia pós parto de seu primeiro filho. Percebendo que precisava tomar alguma atitude rápida a esse respeito, foi pra cozinha e literalmente pôs a mão na massa; encontrando apenas manteiga e  parmesão: Ecco nascia o molho all'Alfredo!!!  Entrou no quarto rezando pra Sant'Anne (equivalente da Nossa Senhora do Bom Parto ou da Boa Hora) e disse:

- Se você não quiser, deixa aí que eu mesmo como tudo!!!!! Curou a sua donna e virou prato regular do restaurante.

Hoje faz parte da tradição no Ristorante Alfredo, dar uma última mexida na massa antes de ir para a mesa com talheres de ouro que recebera de presente dos famosos artistas de cinema da época: Douglas Fairbanks and Mary Pickford que se apaixonaram pela pasta.

Chega de estória que já tá passando dos 500 caracteres.

Ingredientes para quatro pessoas educadas:

300 gr de fettuccini ou tagliarini frescos feitos como o meu em casa ou
400 gr do industrializado.
100 gramas de manteiga da boa mesmo.
100 gramas de queijo parmigiano-reggiano ralado.
250 ml de creme de leite fresco.
Noz moscada ralada na hora.
Sal.
Pimenta do reino preta moída na hora.

Preparo

Coloque a pasta  em 4 litros de água  fervente com sal o suficiente.
Noutra panela manteiga e creme de leite em fogo alto se aquecem e unem.
Quando reduzir um pouco adicione pimenta, tico de sal, noz moscada e apague o fogo.
O macarrão já deve estar "al dente"; então escorra-o e incorpore o creme e toda aquela maravilha do parmesão ralado. Misture tudo com cuidado.
Sirva em pratos fundos ainda bem quente.
Faça sucinta oração e coma de joelhos com um belo dolcetto d'alba de bons produtores, bardolino, valpolicella ripasso ou chardonnay de peso com madeira e maduro.

O segredo desta receita está na simplicidade e  seu  sucesso depende exclusivamente da qualidade de seus ingredientes; portanto se  não tiver um belo pedaço de queijo e manteiga de preferência italianos desista e parta para outra receita. Não substitua nada!!!!! Margarina não é manteiga.

Para saber mais

http://www.alfredo-roma.it/  Fotos e curiosidades num site divertido.

Receita inspirada livremente no livro " Autêntica Cozinha Italiana" do Giuliano Hazan; que no original pedia para colocar apenas 60 gr de parmiggiano; mas não resisti e corrigi a dose para 120 gramas.

Agradecimentos especiais aos Bloggeiros Marcel e Nina do ÓTIMO Gourmandise pela ajuda na harmonização com vinhos e incentivo culinário com suas receitas e experiências.

ABBRACCI A TUTTI!

Nenhum comentário: