sábado, 1 de maio de 2010

MENU DEL GIORNO: STROZZAPRETE ALLA CALABRESE COM VINHO SICILIANO LA SEGRETA.

Olá pessoal! tudo bem?

Pois é, faz tempo né. Acabaram acumulando vários posts pela simples falta de tempo e por uma certa depressão digital que afeta todos os blogueiros num certo momento da vida. Entramos em conflitos do tipo meu blog não é lido por ninguém ou; cadê os comentários das pessoas e para onde foram meus seguidores. Na verdade essa ferramenta foi desenvolvida para ser um diário, onde todo mundo possa expressar suas idéias "on line" aos mais longinquos confins do planeta (que possua banda larga). Com o tempo o perfil da osteria mudou um pouco estando mais técnico;  preocupado com a qualidade das fotos e conteúdo que talvez estivesse mais antenado a assuntos que me dessem maior projeção. Perdi um pouco o prazer de escrever livremente as coisas que me faziam felizes de verdade; tirando-me a empolgação e aquela espontaneidade de bate  papo com vocês meu amigos; que era a minha característica principal. Quero voltar a ser "nonno" e poder divulgar a idéia da boa mesa com bons amigos!

Bom tinha que ser um prato forte e dominante que mostrasse todo o  meu entusiasmo pela culinária italiana. Lógico que o primeiro tipo de pasta que veio a minha cabeça foi o strozzaprete e o molho que remonta a 50% da minha árvore genealógica; alla calabrese. A primeira vez onde provei foi no restaurande La Pasta Gialla do Sérgio Arno e realmente foi amor a primeira vista sendo depois mangiado nas minhas peregrinações pela Bota.

O strozzaprette é uma pasta caseira aberta no rolo da Emilia- Romagna obtida a partir de elementos simples da culinária local que demandam um certo trabalho manual e necessitam de molhos fortes e condimentados. Sua tradução significa enforca-engasga padre e a lenda mais difundida conta que a massa deveria ser grossa o suficiente para se enforcar-engasgar um padre devido a avidez e velocidade com que os canônicos glutôes comiam; levando-os a morte por e asfixia. Historicamente se conta que um padre chamado Matteo Marino numa peregrinação á gruta de Monte Sant'Angelo parou para almoçar numa "antica osteria". O padre não gostando do atendimento e da frequência  local, entrou em conflito com os anfitriões e hóspedes; que pediram para a cozinheira que inventasse um prato que fosse delicioso, mas que pudesse levar o meu parente Marino ao fácil encontro de São Pedro por asfixia.

Irmão maior da cavatelle, geralmente é feito a partir de grano duro e água, aberta no rolo numa espessura grossa tipo número 4 ou 5 da máquina e cortada em tiras como o pappardele com 1,5 cm de largura por 5 cm de comprimento. Com um movimento rápido e seco entre as mãos é dada a forma aos strozzapretti que seria a mesma forma de "si strozzare un prete". O aspecto final é esse que vocês veem ao lado e lembra muito a fêmea do Ancilostoma duodenale.




Vamos á receita do strozzaprete con ragu alla Calabrese para 4 pessoas educadas:

- Massa fresca  de grano duro 300 gramas.
- 1 cebola pequena.
- 300 gr de linguiça calabresa picante em rodelas .
- Salsão e cenoura finamente picadas.
- Funghi seco 10 gr - 2 nacos.
- Azeite E.V. e manteiga.
- Salsinha picada, ramos de alecrim e tomilho.
- 1 pitada de três dedos de sementes de erva doce.
- 50 ml de vinho branco seco.
- 1 lata de tomates pelados italianos.
- Queijo parmesão ralado na hora.


Aqueço na frigideira óleo e manteiga e coloco as rodelas de linguiça para pegarem cor e aroma com 1 ramo de tomilho e outro de alecrim. Adiciono então cebolas, salsão e cenouras até murcharem, e esfrio os ânimos do pessoal com uma boa taça de vinho branco e os funghis com erva doce para incorporarem os aromas. Evaporado o álcool, coloco os tomates pelados e agora picados; e complemeto com a mesma medida de água ou caldo de carne e deixo apurar até o ponto desejado.

A massa já esta quase "aldente" na água salgada, escorro e termino o cozimento dela na própria panela do molho e acrescento a salsinha e o queijo ralado. Misturo tudo e mando pra mesa!

Harmonize com um belo vinho tinto encorpado e alcoólico sem exageros. Abri um vinho siciliano La Segreta Rosso Sicília IGT  da Vinícola Planeta colheita de 2005. Feito da autóctone 50% Nero D'Avola foi complementada pelas estrangeiras 25% Merlot, 20% Syrah, 5% Cabernet Franc. Mostrou-se bem frutado com ameixas e cerejas em compota, cacau e especiarias. Discreto amargor final mas com um belo corpo e taninos no ponto bebidos na hora certa.

Espero que tenham gostado e o vinho quem traz é a Interfood!

Vejam o vídeo de como se faz o verdadeiro strozzaprete no link ao lado que vale mais que mil palavras!

Abbracci a tutti!

9 comentários:

Unknown disse...

Bravo, è buonissimo!!!!
A presto,
Alessandra

Unknown disse...

Bravo, è buonissimo!!!!
A presto,
Alessandra

margarida disse...

Ai meu Deus, que assim bem preciso depois de uma cirurgia estética! LOL!
Isto é TÃO bom que chega a ser maldade...!
Uma receitazinha de baixas calorias, há? ;)
E os vinhos..., um pecado...
Hmmmmmm.
:)

Silvestre Tavares Gonçalves disse...

Fala amigo sem essa de depressão virtual, suas postagens são ótimas, vamos lá,estou aguardadando as postagens !!!!!

Cuochella disse...

per essere un brasileiro te la cavi benissimo con la cucina italiana eh!
anche io venerdì ho fatto questa pasta, condita anche io con una ricetta calabrese (ragù di capra) ma il tuo sembra davvero delizioso!

ps. per le orecchiette con le cime di rapa: puoi sostituirle con i broccoli, se ci sono, altrimenti scegli una verdura a foglia che sia un po' amarognola, non sarà la stessa cosa ma potrebbe somigliarci ;)

Monica disse...

Complimenti per le tue ricette ...e per la pasta in particolare...io la adoro !

margarida disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Xw0cEUJeJ40&feature=related

uma musiquinha no português do lado de cá, sobre vinho.
No caso, do Porto.
'Saúde!'
:)

Monica disse...

Grazie per la visita Roberto. Dici che non sai fare i dolci , ma sei un bravissimo cuoco e non solo...sei anche un bel ragazzo . Il mio blog è scritto in lingua romena (ROMANIA), ma io abito in Italia.
Complimenti per il tuo italiano...

Felipe Pait disse...

Excelente! Agradeço! Jantar resolvido.