sábado, 29 de maio de 2010

VAMOS VISITAR UMA VINÍCOLA HOJE? SIM, MAS SÓ SE FOR DE METRÕ E BUSÃO! DESCORCHANDO O CHILE PARTE 1.

Olá pessoal, tudo bem?

Poucos lugares do mundo temos a possibilidade de se visitar vinícolas de qualidade próximos a grandes centros urbanos sem a necessidade de carro próprio e GPS como em Santiago. Em grande parte se deve ao eficientíssimo e seguro sistema de transporte dessa na cidade que interliga basicamente todos os bairros com metrô;  complementado por ônibus e taxis  a bom preço. Outro fator  comum é o crescimento não planejado e êxodo rural que levam os moradores a procurar melhores condições de trabalho e moradia invadindo assim áreas de ocupação rural sendo no caso os vinhedos. Isso motivou até alguns vitivinicultores a procurarem terras em outros locais para conseguirem expandir os seus vinhedos cercados por muros de concreto  e imaginem só que no vinho isso é mais complicado pois estamos trocando de terroir. No caso da Aquitania por exemplo foram mantidas em seu lote original de 18 hectares apenas as Cabernets sauvignon e Shyrazes, sendo podadas e replantadas Carmenére, Chardonnay e Pinots em outro solo mais ao sul no Valle del Maleco.

 Bem vamos então pegar o metrô primeiro. Existe a linha 1- vermelha que fica paralela e próxima ás grandes vias, centros comerciais e turíscos da cidade. Peque um vagão sentido Los Domenicos até a estação Tobalaba que faz a intersecção com a linha 4, troque de vagão (baldeação para nós) e vá agora para Puente Alto e desça na estação Quílin. A partir daí tem 2 opções; pegue o busão local D 17 e vá até o cruzamento da  Los presidentes com Av. Consistorial, desça  e ande nesta última avenida  cerca de uns 500 metros e estará na porta da Aquitania num trajeto total que durou 40 minutos. Outra opção que é a que sugiro é pegar um taxi ,que lá é bem barato, no Mall Quilin ao lado da estação e peça para ele te levar ás vinicolas, porquê certamente será difícil voltar de metrô com suas sacolas....Existem taxis passando por lá toda hora, e lhes asseguro que de carro é mais prático com excessão das horas de pico, mas não se esqueça do GPS. Foto ao lado mostra casa de condomínio fechado de um sortudo qualquer que acorda com essa bela vista das vinhas Aquitania.

Para quem realmente gosta de vinícolas e quer usar um período ou até o dia inteiro é um ótimo passeio, podendo-se facilmente visitar 3 vinícolas em no dia a um preço muito menor que comprar de agências turísticas. Segue abaixo minhas sugestões para esse "recorrido":


1 - Viña Aquitãnia. Tomar um Sol Del sol e um Lázuli.
Av. Consistorial, 5090, Peñalolén, Santiago.

2 -  Viña Quebrada de Macul - Domus Aurea.
Av. Consistorial 5900, Peñalolén, Santiago.

3 - Viña Cousino - Macul. Visitar o museu da vinícolas e quem sabe um Lota numa visita mais  longa de quase 2 horas.
Av. Quilin, n 7- 100, Peñalolén, Santiago.

Programen-se e Abbracci a tutti!

Um comentário:

patricio branco disse...

Em paris existe a pequena vinha de montmartre ("clos de montmartre")cujo vinho é leiloado e a receita para beneficência
Em bordeus a vinha do aeroporto (no bordéus merignac mesmo, com denominação de origem e lançado todos os anos com expectativa).
No funchal, praticamente no centro, existe a vinha da familia blandy's (cerca 1 ha) com vários talhões cada um com uma das castas principais usadas nos vinhos da ilha.
Em lisboa existe a vinha do instituto de agronomia que fazia vinho (não sei se ainda). Das 3, esta é a unica não comercial.
Em roma, cercando a cidade, os vinhos (c/denominações) dos castelli romani, frascati e marino.
à excepção dos romanos, ao lado mas já fora, os outros são curiosidades.