O COUSCOUS É UM PRATO ORIGINÁRIO DO NORTE DA ÁFRICA , SENDO DIFUNDIDO A PARTIR DE TRIBOS BÉRBERES DO MARROCOS QUE OFERECIAM ESTA IGUARIA AOS VIAJANTES, E QUE HOJE FAZ PARTE IMPORTANTE DA CULTURA GASTRONÔMICA DE PAÍSES COMO ESPANHA, FRANÇA, ITÁLIA E GRÉCIA.
A SEMOLINA E´MUITO VERSÁTIL POIS ACEITA OS MAIS VARIADOS INGREDIENTES E INTERPRETAÇÕES, SENDO SUA ARTE-FINAL INVARIAVELMENTE BATIZADA COM O NOME DE SUA ORIGEM : COUSCOUS MARROQUINO. CONFIE NO SEU CARÁTER; SIRVA-O SEM MEDO QUENTE OU FRIO; COMO ENTRADA, ACOMPANHAMENTO, PRATO PRINCIPAL E ATÉ SOBREMESA. FAÇA AINDA MAIS AROMÁTICO COLOCANDO ANIZ ESTRELADO, CARDAMOMO, CRAVO, CANELA E FIGOS; COM CAMARÕES PEQUENOS, COENTRO E CÔCO OU SIMPLESMENTE PURO COM CALDO DE LEGUMES NA COTTURA. OPORTUNAMENTE PASSAREI UMA RECEITA QUE CHAMO DE COUSCOUS DO SAARA ; MISTURA DE ESPECIARIAS COM FRUTAS SECAS QUE HARMONIZO DRASTICAMENTE COM CORDEIRO ASSADO.
COMECEI A FAZER ESTE PRATO HÁ CERCA DE DOIS ANOS JUNTO COM O RATATOUILLE. NEGLIGENCIAVA OS LEGUMES PICANDO-OS MEIO GROSSEIRAMENTE (GRANDES), REFOGAVA E MISTURAVA A SEMOLINA JÁ PRONTA. DESSA FORMA GERAVA UMA DESARMONIA NO RESULTADO FINAL SOBRANDO SEMPRE MAIS LEGUMES NA TRAVESSA DO QUE DEVERIA. A PARTIR DE ENTÃO PASSEI A PICÁ-LOS MAIS FINAMENTE E O PRATO FICOU COM UM CONJUNTO MAIS COLORIDO E SABOROSO.
ALGUNS PRECONIZAM O USO DO CALDO DE LEGUMES FRESCO, MAS PODE-SE USAR SEM CASTIDADES OS DADOS INDUSTRIAIS. QUANDO FAÇO EM CASA , SEM RESTRIÇÃO DE TEMPO, USO SOMENTE AS PARTES MAIS EXTERNAS DOS LEGUMES E COM OS RECHEIOS E RETALHOS "FEIOS" FAÇO UM BOM CALDO ADICIONADO DE ESPECIARIAS. O PRATO SIM FICA MAIS SABOROSO.
NO INÍCIO DO PROCESSO A FARINHA DE SEMOLINA É BORRIFADA COM ÁGUA E PORÇÕES INDIVIDUAIS SÃO FEITAS (ROLADAS COM AS MÃOS) ATRAVÉS DE MOVIMENTOS CIRCULARES ATÉ FORMAREM PELOTAS. ENTÃO SÃO POLVILHADAS COM FARINHA SECA PARA SE MANTEREM SEPARADAS E DEIXADAS PARA SECAR AO SOL . DEPOIS DE BEM SECAS SÃO PENEIRADOS VÁRIAS VEZES ATÉ SE OBTER O TAMANHO NECESSÁRIO (CERCA DE 1 MM) SE TRANSFORMANDO ASSIM NA FARINHA DE SEMOLINA.
NO INÍCIO DO PROCESSO A FARINHA DE SEMOLINA É BORRIFADA COM ÁGUA E PORÇÕES INDIVIDUAIS SÃO FEITAS (ROLADAS COM AS MÃOS) ATRAVÉS DE MOVIMENTOS CIRCULARES ATÉ FORMAREM PELOTAS. ENTÃO SÃO POLVILHADAS COM FARINHA SECA PARA SE MANTEREM SEPARADAS E DEIXADAS PARA SECAR AO SOL . DEPOIS DE BEM SECAS SÃO PENEIRADOS VÁRIAS VEZES ATÉ SE OBTER O TAMANHO NECESSÁRIO (CERCA DE 1 MM) SE TRANSFORMANDO ASSIM NA FARINHA DE SEMOLINA.
O COUSCOUS TRADICIONAL LEVA HORAS NO PREPARO, SENDO COZIDO A VAPOR NUM TIPO DE PANELA ESPECIAL . SÃO ADICIONADAS ESPECIARIAS , CARNES E LEGUMES FORMANDO UM CALDO NO ANDAR INFERIOR PRÓXIMO Á FONTE DE CALOR . O VAPOR PASSA POR ORIFÍCIOS QUE DIVIDEM AS DUAS PARTES E COZINHA O COUSCOUS LÁ ENCIMA E LHE CONFERE SABOR . DEPOIS PODE-SE SERVIR AS CARNES E LEGUMES DO COZIMENTO COMO ACOMPANHAMENTO. A FARINHA QUE NÓS USAMOS AQUI É MAIS MOLE E DE PREPARO RÁPIDO POR SER PRÉ COZIDA E DEPOIS SECA; AMOLECENDO ASSIM OS GRÂNULOS.
ACHO ESSA RECEITA PRÁTICA, RÁPIDA, SABOROSA E MUITO FÁCIL DE FAZER SUCESSO. AGRADA TANTO ONÍVOROS COMO HERBÍVOROS E CARNÍVOROS...
INGREDIENTES ( QUATRO PESSOAS).
- 250 GR DE SEMOLINA DE TRIGO PRÉ COZIDA.
- 250 ML DE CALDO DE SUA PREFERÊNCIA FERVENTE.
- 1 BERINGELA PEQUENA CORTADA EM CUBOS.
- 1 PIMENTÃO VERMELHO PICADA.
- 1 PIMENTÃO AMARELO PICADO.
- 1 ABOBRINHA ITALIANA EM CUBOS.
- 1 CEBOLA PICADA.
- 10 DAMASCOS PICADOS.
- 15 TOMATES CEREJAS PARTIDOS AO MEIO E PRIVADOS
DE SUAS SEMENTES.
DE SUAS SEMENTES.
- 100 GR DE NOZES PICADAS E 8 INTEIRAS PARA ENFEITAR.
- PIMENTA CALABRESA SECA A GOSTO.
- SALSINHA E CEBOLINHA PICADAS.
- 1 RAMO DE TOMILHO.
- PIMENTA SÍRIA.
- PIMENTA DO REINO PRETA MOÍDA NA HORA.
- UM CHORO DE CANELA EM PÓ.
- AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM.
- MANTEIGA.
- SAL.
- RAMOS DE ALECRIM, NOZES, TIRAS DE PIMENTÃO SALTEADOS, DAMASCOS INTEIROS E CANELA EM PAU PARA DECORAÇÃO.
NUMA PANELA FERVA O CALDO, COLOQUE O SAL E HIDRATE A SEMOLINA. CUBRA E DEIXE DESCANSAR POR CERCA DE 10 MINUTOS. AO FINAL ACRESCENTE A MANTEIGA, OS DAMASCOS, OS TOMATES, TOMILHO, PIMENTAS; MISTURE E RESERVE. O PRÓPRIO CALOR E VAPOR RESIDUAL SE ENCARREGAM DE AMACIAR E DIFUNDIR OS AROMAS E TEMPEROS.
APRENDI A OS LEGUMES ADICIONANDO UM DE CADA VEZ NA MESMA PANELA POR ORDEM CRONOLÓGICA DE COCÇÃO COMO NO RATATOUILLE: PRIMEIRO PIMENTÃO, JOGA DEPOIS CEBOLA, ABOBRINHA ETC,..... MAS PERCEBI QUE ERA DIFÍCIL OBTER UM RESULTADO FINAL UNIFORME . AGORA REFOGO EM SEPARADO CADA INGREDIENTE COM SAL AZEITE E VOU ACRESCENTANDO AO MEU COUSCOUS UM A UM:
- CEBOLA E PIMENTÕES
- ABOBRINHA.
- BERINJELAS.
MISTURO BEM , CORRIJO SAL E PIMENTA E POR FIM A SALSINHA E CEBOLINHA.
DECORO E MANDO PRA MESA COM TABASCO E AZEITE EXTRAVIRGEM Á PARTE.
MEU TOQUE PESSOAL - ACHEI QUE MEU PRIMEIRO COUSCOUS FICOU MEIO ANÊMICO, ENTÃO PASSEI A ADICIONAR AÇAFRÃO NA ÁGUA DE COZIMENTO. VEJA A FOTO E COMPARE COM OUTROS.
PARA SABER MAIS ....
UN ABBRACCIO!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário