terça-feira, 9 de junho de 2009

UM MITO CHAMADO BELLINI, OU SERIAM DOIS?

Para mim Bellini foi, e sempre será o grande zagueiro capitão da seleção brasileira de futebol de 1958 , vulgo Hideraldo Luiz Bellini, que segundo relatos da época tb arrebatava corações femininos com seu perfil de galã: mistura de James Dean com Marlon Brando. Jogou no Vasco da Gama, São Paulo Futebol Clube, e dizia-se que era um líder dentro e fora de campo; muito sério, companheiro, vigoroso e leal . A sua imagem mais célebre foi aquele momento imortalizado na tribuna de honra do Estádio Raasunda em Estocolmo, quando na frente de milhares de pessoas ele ergue a a taça Jules Rimet pela primeira vez no dia 29 de junho, deixando para tráz aquele fantasma da copa de 1950. Há de se ressaltar ainda, que foi o primeiro capitão de uma seleção a levantar uma taça acima da cabeça em premiações de copa do mundo; imortalizando assim este gesto que é repetido até hoje. Como disse Ruy Castro : Bellini sem querer; tornou-se uma estátua de si mesmo.

Mas então peraí, o que que tem a ver nosso grande Bellini com blog de gastrononia??????????

Será que o bom Bellini fazia um porco paraguaio ou um gravlax com pão sueco de tirar o fôlego?


Premissa maior: Copa do Mundo......

Premissa menor : Bellini Levanta a taça......

Lembrei ......Taça de Bellini !!!!!!!!!!!!

Vamus lá

Bellini é tb uma famosa bebida italiana criada no Harry's Bar de Veneza , o mesmo do carpaccio, a alguns passos da Piazza San Marco. Foi o antigo garçon e depois proprietário Giuseppe Cipriane, que entre 1934 e 1948, criou e batizou esse drink em homenagem a um pintor renascentista veneziano Giovanni Bellini. Considero esse drink perfeito porque une as princiais características de seus ingredientes completando-se: associa o caráter refrescante e ácido que é peculiar do vinho prosecco; ao corpo e aromas que são dados pelo pêssego, tornando-se assim uma bebida leve, saborosa e refrescante.



Receita original (1 dose).

- 5O ml de pêssegos brancos gelados e maduros batidos com casca
- 150 ml de Prosecco de Conegliano fresco
- Uma taça tipo flute para espumantes
Coloque os pêssegos batidos em uma taça gelada, cubra com o prosecco e mexa rapidamente mas sem misturar por completo.
Alguns bellinólogos preconizam a adição de suco de framboesa ou cereja para dar coloração mais viva e vibrante ao drink, assim como as matizes da obra de Giuseppe Cipriani


Receita Extracomunitária (1 dose) - mais rápida e prática

- 50 ml de suco de pêssego de boa qualidade - não aconselho light
- 150 ml de Prosecco (pode-se trocar por um bom espumante nacional: inclusive prosecco).

Fazer da mesma forma que o original veneziano e se vc quiser se tornar um fora da lei; pode-se adicionar algumas folhas de sálvia (toque pessoal) ou fazer com suco de manga que tb fica bom.

Caros colegas , essa foi a forma que encontrei para homenagar este grande homem e atleta Bellini no nosso blog. Felizmente tive oportunidade de conhece-lo em 1984, quando frequentei sua antiga escolinha de futebol que ficava no bairro da Vila Olímpia em São Paulo.


UN ABRACCIO E SALUTE!!!!!

Nenhum comentário: