sexta-feira, 24 de julho de 2009

Montalcino - Onde feliz é o padre; que reza a missa com brunello.


Pra quem gosta de vinho, Montalcino é um lugar realmente especial. È uma pequena cidade medieval situada no topo de uma colina na região de Siena centro-sul da Toscana; famosa pela sua principais joías chamadas brunellos. Possui cerca de 5oo0 habitantes que transpiram vinho e uma boa infraestrutura hoteleira e de restaurantes.







Montalcino emoldurada por oliveiras




Não adianta querer conhecer todas as vinícolas; é impossível e uma grande perda de tempo. Você vai escutar a mesma estória sempre. Sugiro ir a uma vinícola de cada perfil: tradicional, superturística e se der tempo uma familiar. Reserve o seu dia pra tomar brunello nas vinícolas e comer pasta com javalí : uma de manhã, outra no almoço fazendo a refeição alí mesmo e uma mais a tarde. Não se esqueça de reservar pelo menos 1 dia para passear pela cidade.

Das vinícolas....

Biondi Santi - Il Greppo: O berço dos brunellos imperdível e obrigatória, tradicionalíssima com infraestrutura perfeita para recepção de enófilos que queiram conhecer realmente a história da vinícola e do brunello. Não é voltada de forma alguma ao turismo vinícola amador e as visitas são personalizadas . Propriedade muito bonita com lindos jardins e paisagens, onde além de ser a sede da empresa é tb a casa do Dottore Biondi Santi. Não adianta insistir, sem reservas não entra. A visita é gratuita com degustação paga (15 a 50 euros) podendo comprar os vinhos a um preço inferior ao mercado. Pode-se optar por degustações mais elaboradas porém...

Fattoria dei Barbi : Além de ser tradicional, é mais voltada ao enoturismo com uma sala de degustação para todos seus produtos desde vinhos, azeites, grappas, chiantis, supertoscanos e vinsanto. Pode-se tb optar em fazer seu almoço por lá mesmo , cujo restaurante serve pratos típicios de culinária toscana tipo "caseiro\ do campo" com produtos da própria fattoria. Boa pedida.

Castelo de Banfi: Totalmente voltada ao enoturismo, com passeios de hora em hora lotados de gringos sem necessidade de agendamento prévio , mas pagamento adiantado com número de cartão do Brasil para degustações. Pode-se almoçar, degustar, comprar vinhos queijos e até dormir por lá se quiser. Um belo passeio tb, mas não é o meu perfil.

Infelizmente não consegui ir a uma vinícola familiar, mas da próxima vez....





Faça LA PRENOTAZIONE - Reserve com pelo menos 1 mês de antecedência os tours vinícolas; de preferência imprima o e-mail de resposta com data e hora para apresentar como comprovante. Não precisa agendar com agência turistica local, pq vão te cobrar caro pelo passeio como se vc fosse americano. As vinícolas são bem próximas entre si e do centro da cidade, com fácil acesso e bem sinalizada. O difícil é a volta.....


Almoçe de preferência em uma delas, sugiro a Fattoria dei Barbi e Castelo de Banfi.

Não tenha medo ou vergonha, pergunte!!!!! As melhores dicas eu consegui perguntando pro pessoal das vinícolas e do hotel: onde vc compra, come, bebe e sai. Por ser uma cidade pequena, as atrações estão todas por perto e podem ser conferidas a pé.



Por estar no alto de uma colina um dos maiores atrativos de Montalcino é a sua vista do Val d'Orcia , portanto sugiro que pegue um hotel que seje defronte a esse maravilhoso panorama Fiquei no Hotel dei Capitani com quartos muito conchegantes, apesar de pequenos, com essa bela vista que pôde ser apreciada inclusive no café da manhã que era excelente.

Minha primeira opção o Hotel Il Giglio, era de categoria superior ao do Capitani, mas não tinha mais quartos vagos. Possue também um ótimo restaurante com pratos típicos de Montalcino como o Scottiglia di Cinghiale con Polenta e Brasato al Brunello.

Existem ainda a opção de agriturismo que tb é bem interessante tipo hotel fazenda, mas penso que dormir e passear a noite dentro dos muros de Montalcino é um charme que não vale a pena desperdiçar.

Para se ter uma noção geral dos vinhos da região, sugiro a enoteca La Fortezza que fica dentro da grande fortaleza na entrada da cidade. Ela possui, além de uma grande variedade de brunellos; vinhos toscanos em geral e você pode comprar uma degustação de vários vinhos do dia pelo valor de 10 a 15 euros. Inclui tb um pequeno restaurante com pratos rápidos. Há várias lojas de vinhos de consórcio e de pequenos produtores pela ruas; pode-se dar uma sapiada.

Outra dica do povo local que valeu muito a pena foi a loja Villa I Cipressi escondida no meio das curvas onde encontrei mel, geléia, azeite e doces da região de Montalcino. Valeu a pena trazar o mel de lavanda, acácia e de rosmarino, e o misturado com frutas vermelhas (frutti di bosco). Pode ficar tranquilo que o cachorro não morde, mas te suja toda a roupa.

Além do Il Giglio, fui ao Il Grappolo Blu que fica no meio de uma ladeira. Fiquei meio ressabiado no começo porque tava tudo muito quieto e vazio. Arrisquei e entrei...

Valeu muito a pena estava cheio com um ambiente descolado de culinária regional com maquilagem moderna. Os proprietários tocam o local tornando o ambiente um pouco informal, além de ser GLS friendly. Comi javali com redução de brunello com polenta e uma semiluna de ricota defumada com ragu de carne e funghi que estavam divinos acompanhados de um... brunello. Tive que terminar com um bom e velho vinsanto con i cantucci.


Tive a sorte de chegar no meio da sagra da primavera, onde dentro da fortalezza foram armadas barracas como na festa junina,e pude comer pratos típicos dessa região. Fiquem atentos a toda e qualquer manifestação cultural: portanto perguntem, leiam cartazes em paredes de restaurantes pois são imperdíveis.

Não compre nada que seje de 2003!!!!! Péssima safra para os brunellos.

Não se esqueça do GPS para chegar.

Esqueça do GPS para sair.

Cidades próximas que tb devem ser visitadas:

Pienza: Linda e pequena vila medieval com 2000 habitantes ode está situado um dos melhores restauranes da culinária local : o Latte di Luna. Comi o gnocci al ragu di carne e um tagliarini al ragu di cinghiale (javali). Meu Santo Deus!! Tive que acabar pedindo mais um vinsanto con i cantucci. Por fim tomei uma bela dose de grappa para afujentar o frio. Eram já 11 horas da noite e não tínha ainda lugar para dormir. Perguntei ao dono do restaurante, e ele largou o que estava fazendo e me levou num pt. frio até a casa de uma senhora que gentilmente me acolheu em sua casa ; alugando um de seus quartos com uma vista maravilhosa do Val d'Orcia

San Quirico d'Orcia: Queijo de de cabra , embutidos e lojas de vinho com preços bons porque está fora da rota comercial- turistica. Comprei brunello Castelgiocondo Frescobaldi por 29 euros a garrafa .

Para saber mais de vinhos e vinícolas:
1 - Biondi Santi.
2 - Fattoria dei Barbi.
3 - Castello Banfi.
4 - Consorzio Brunello di Montalcino.
5 - Il Giglio Hotel.
6 - Hotel dei Capitani.
7 - Villa I Cipressi
8 - Proloco Montalcino  Bom para saber eventos da região.
9 - Booking.com: O GRANDE ACHADO DA VIAGEM!!!!!!!!!
10 - TAVERNA IL GRAPPOLO BLU
Via scale di via moglio, 153024 - Montalcino (SI) Italia
Tel. 0577.846400
11 - Tiscali / Brunello  Pra tudo!
ABRRACCIO A TUTTI!!!!!
12  - Enoteca la Fortezza.

4 comentários:

Anônimo disse...

bela viagem!!

beto disse...

bela escolha!!!!

dá vontede de ir praí!!!!

abraços

jedelorenzo disse...

sabia q. vc. ia goatar do corton charlemagne.............

Chiquinho Badaró disse...

Interessante seu post.
Pienza, é a capital dos queijos Pecorino Toscano.Principalmente os de fossa.
abs