sábado, 22 de agosto de 2009

PRIMEIRO ENCONTRO ENOGASTRONÔMICO DA A.P.M. - ARARAQUARA 15\08\2009.

Olá gente desculpem o delay, mas já to ficando até chato explicar meus atrasos no blog. Hoje venho escrever a vocês sobre um evento que aconteceu aqui em Araraquara na sede de campo da A.P.M (Associação Paulista de Medicina) sábado dia 15/08/2009; o primeiro encontro enogastronômico . Foi organizada pelo colega radiologista Dr. Renato Chediek – diretor social, com o apoio de nossa cooperativa Unimed e da SICRED.




Para quem ainda não está muito familiarizado com jantares harmonizados eles funcionam da seguinte forma. São escolhidos os vinhos e pratos comparando suas características organolépticas como sabores, texturas,acidez, cor, grau de cozimento e gordura; tentando assim por semelhanças ou diferenças unir suas qualidades: não somando, mas ultrapassando-as tornando assim uma experiência sensorial mais abrangente do que se degustássemos os dois em separado. Num jantar como este são servidos primeiro os pratos mais leves e vinhos menos encorpados seguidos pelos de maior complexidade iniciando pelos branco, tintos e depois os de sobremesa. Esse processo se chama compatibilização enogastronômica e para isso deve-se ter noções básicas de de vinho e comida.

Como esse post possui caráter apenas informativo, descrevi somente a compatibilização que mais me agradou para não torná-lo muito extenso. No decorrer do ano prometo que dedicarei espaço maior sobre o tema.

Bom chega de papo e vamos ao jantar.

Menu

1 – Welcome drink : Cava Brut Cristalino - Vilanova I La Geltru - Espanha.

2 –Entrada: Blandade de Bacalhau com Navarro Correias Chardonnay – 2004. Mendoza - Argentina.

3 – Primeiro Prato: Sofioli de Quatro Queijos com Molho de Tomate e Manjericão com Domaines Saint Esteve D’Uchaux -2006 Cotes du Rhône (A.O.C.) -França.



4 – Segundo Prato: Medalhão de Filet Mignon ao Molho Funghi e com Batata Gratin com Long Row Shiraz 2005.

5 – Sobremesa: Mineiro de Botas com Sauvignon Blanc Late Harverst 2004 – Concha Y Toro – D.O. Valle Del Maulle – Chile.

Para mim por ser imprevisível; a última foi a melhor compatibilização da noite. Logo que veio ao nariz; este vinho de coloração amarelo ouro, untuoso mostrou-se com aroma de goiaba vermelha, compatibilizando muito bem com a fruta que estava no doce. Na boca apresentava sabores de fruta em calda\ doce como laranja e de abóbora com cravo. Sua acidez, teor alcoólico e untuosidade permitiram casamento perfeito com a gordura do queijo e o açúcar da goiaba da sobremesa tornando assim num prato único. Bela e difícil harmonização.


Todas as compatibilizações foram muito criteriosas e didáticas, conseguindo realmente casar uma bela sequência de pratos aos seus vinhos coerentes chegando ao objetivo. Permitiu também áqueles que não tinham experiência enogastronômica, acompanharem sem nenhuma dificuldade o jantar tendo seu primeiro contato com esse apaixonante universo.



Parabéns ao Renato pela sua audaciosa iniciativa e que sirva de incentivo para as próximas de sua gestão. Mereceu ainda honroso destaque a acessoria e presença do seu tio Edson; grande conhecedor de vinhos da A.B.S do Rio de Janeiro.


Pra acabar











ABBRACCI!

Nenhum comentário: