Na noite de 27\08\2009 foi a vez da Villa Francioni trazer seus vinhos para nossa apreciação. Começamos com aula sobre a ”D.O.C. São Joaquim” da serra catarinense e depois breve filme institucional da vinícola. Foram servidos seis vinhos em taças I.S.O. na ordem a seguir:
1 – Villa Francioni Sauvignon Blanc 2008.
Vinho de coloração amarelo palha com toques verdeais que no nariz apresentou predominância de aromas cítricos e florais. Na boca viu-se frutas frescas como abacaxi e limão siciliano com especiarias tipo noz moscada. Toque herbáceo e acidez marcante completam esse vinho com belo frescor.
2 – Villa Francioni Chardonnay 2007.
No início este vinho de coloração amarelo palha com reflexos dourados, apresentou ao nariz um aroma de amêndoas marcante seguido de frutas maduras como abacaxi, laranja e pêra. Na boca manteve toda a plenitude da fruta agora acompanhada de mineralidade- tostado e final de boca com mel e açúcar queimado – caramelo. Retrogosto agradável e com acidez bem equilibrada.
3 - Villa Francioni Rosé 2007.
Aromas de frutas ácidas como morango e amora iniciam o nariz deste vinho de coloração “casca de cebola”; seguido de um toque herbáceo que lembra manjericão ou mato. Na boca plena acidez reforça as frutas lembrando até sorvete picolé de frutas vermelhas. Numa segunda passada no nariz o aroma floral de rosa estava mais evidente. Belo rosé feito de cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc, malbec, syrah, sangiovese, petit verdot e pinot noir que chegava a lembrar os rosés da provence. Há de se ressaltar a beleza da garrafa.
4 - Villa Francioni Joaquim 2006. Cabernet sauvignon (50%) e Merlot.
Coloração rubi com toques violáceos que ao nariz o primeiro aroma que me veio foi de manteiga associado a seguir com frutas negras como ameixa maduras e blackcurrant. Mostrava toda sua jovialidade com taninos macios instigantes com pimenta preta fresca e acidez. Bom corpo e retrogosto com aromas de baunilha, que ao meu ponto de vista já está pronto para beber.
5 - Villa Francioni Francesco 2005. Merlot (38%), Cabernet sauvignon (31%) e franc (13%), Malbec(12%) e Syrah (6%).
Visual rubi intenso mostrando frutas negras com toque mentolado. Na boca com bom corpo agora com café e chocolate amargo e taninos mais agressivos . Amora, cereja em compota com baunilha completam este vinho bem macio e estruturado. Percebi pimenta no final de boca e algo animal ou defumado.
6 - Villa Francioni 2005. Cabernet sauvignon e franc, Merlot e Malbec.
Nosso último vinho de coloração rubi intenso apresentava também frutas negras (ameixa) com toque mentolado. Maior presença de café torrado forte, cacau amargo (licor de cacau) com alcatrão e baunilha deixados no retrogosto duradouro e agradável pelos taninos macios e pimenta. Vinho macio e encorpado que deve apresentar melhora com decantação e boa vocação para guarda. Todos os vinhos degustados mostraram muita classe, elegância e equilíbrio, e provavelmente iria me surpreender se tivesse sido ás cegas com outros pares sulamericanos ou até europeus. Tenho certeza que esta vinícola já mudou o panorama da vitivinicultura brasileira; e creio que em breve alcançaremos a tão sonhada colocação do Brasil no mapa mundi do vinho.
Depois de tudo isso posto, fomos obrigados a terminar nossa noite com uma polenta mole com costelinha de porco e couve.
Para saber mais:
http://www.villafrancioni.com.br/
Abracci!!!
Um comentário:
Parabéns meu querido,
Tenho certeza de como td que vc faz na vida,mais uma vez vc vai longe.
Sucesso!!!!!!
Postar um comentário