sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DEGUSTAÇÃO ESPECIAL BURMESTER - ADEGA ALENTEJANA - GRAN RESERVA VINHOS 10\11\2009.



Ontem tive o privilégio de participar de uma degustação de vinhos portugueses da Vinícola Burmester; que realizou-se na Gran Reserva organizada por nossos amigos Clóvis e Elena. Estiveram presentes neste evento, além da tradicional patota da A.B.S., Manuel Chical proprietário da Adega Alentejana e de José Carbalo diretor de exportação da Burmester para América Latina.

Começamos primeiro por uma prova de azeites Eugenio Almeida, que pra ser sincero com vocês foi a minha primeira vez. Com Manuel Chical aprendemos peculiaridades sobre a produção e "tipos" de comercialização do mesmo, e garanto a vocês...... A partir de agora só azeite virgem extra envasado na origem.

Palestra sobre vinhos foi presidida por José, mas tinha algo de diferente... Um português com sotaque espanhol?! Como assim? Na verdade a empresa possue capital espanhol e seu representante comercial também era, como no! Bem simpático com seu portunhol, José passou  um pouco das características da região e dos vinhos tipo: " Douro tien nuove años de inberno e  tres messes de inferno!".
Vamos aos vinhos :



1 - Taveda Tinto 2006:

Vinho feito com um monte de uva portuguesa de nome composto que começa com a letra "T". Jovem de coloração ruby bem intensa, mostrava aromático com frutas vermelhas maduras como cereja e morango, floral como rosas e um pouco de aniz - toque  herbáceo. Discreta baunilha, taninos leves e macios com 12,5 % de alcool que terminam esse vinho. Pode-se harmonizar com massas leves e até como primeiro da noite. Tem seu nome derivado de dois afluentes do Douro que se unem: Távora e Tedo.

2 - Casa Burmester Reserva Tinto 2005.


Também feito com monte de "T" acima sem a Tinta Cão, porém de caráter totalmente distinto.Mais austero de coloração ruby granada de médias lágrimas com aromas de frutas vermelhas mais fechadas. Na boca taninos menos  macios e maior acidez mostrando um vinho com vocação para comida. Boa persistência com madeira e especiarias como cravo e bastante pimenta final. Retrogosto bem agradável . Bateu muito bem com os embutidos mais pesados e com o escondidinho.

A foto ficou meio artística, mas harmonizamos perfeitamente com um embutido de Porco Preto  português trazido pela Alentejana com sabor intenso de carne de porco e defumados com cravo e pimentões. Esse suíno consume cerca de 10 Kg de bolota por dia - o fruto seco com formato cilíndrico das azinheiras e sobreiros. Criado solto no campo, com alimentação natural, anda mais de 10 Km por dia dando um sabor especial. Preciso de mais desses.
 

 

Agora os portos que foram harmonizados com bolachas portuguesas de figo, chocolate e amanteigados.


3 - Burmester Branco Extra Seco.

Esse vai merecer post á parte, aguardem surpresa!!!!!!!!



4 - Burmester L.B.V. 2005.

Primeiro dos  Porto de Tinta barroca e Touriga Franca, coloração Ruby bem intenso com aromas de frutas vermelhas associado a cacau, chocolate e baunilha. Especiarias e pimentas com beloe doce retrogosto.

5 - Burmester Jockey Club Reserva.

Vinho de coloração alaranjada com aromas bem característicos de frutas secas, calda de laranja e frutas tropicais e passas. Associado a caramelo e baunilha com presença de especiarias e frutas secas como amêndoas. Contemplativo, caiu muito bem com uma bolacha portuguesa de figo que era uma loucura.

Bela noite e a parte final de degustação foi realmente ás cegas, segundo José Carbalo pelo apagon!!!

Um abraço a todos e parabéns ao casal Clóvis e Elena pelo evento!

1 -  Burmester.


3 -  Gran Reserva Vinhos e Azeites.
       Rua São Sebastião, 1971 – Centro
       Fone (16) 3374.2028

4 -  Sogevinus.

Foto da degustação ás cegas e abbracci a tutti!

Nenhum comentário: