Um pouco de cultura gastronômica.
Como não poderia ser diferente, nosso prato de hoje "pappardelle al ragu di cinghiale" é oriundo da região toscana chamada de Maremma grossetana, planície costeira que é rica em animais selvagens para caça. Existem basicamente duas receitas de molho; uma com sugo de tomates menos aromática como nosso ragú tradicional e outra mais forte baseada no caldo de carne e especiarias. Optamos por uma mescla das duas por ser mais democrática.
Vinhos regionalmente sugeridos Morellino di Scansano ou Rosso di Montalcino.
Vamos a receita!
Ingredientes para 6 pessoas com fome:
500 gr de carne de javali limpa e cortada em cubos de 2-3 cm.
2 cebolas picadas.
3 dentes de alho picados.
1 cenoura bem picadinha.
1 talo de salsão picado como a cenoura.
80 ml azeite de oliva extravirgem.
500 ml molho de tomate.
2 colheres de sopa de extrato de tomate.
2 ramos de alecrim.
2 folhas de louro.
1 ramo de tomilho.
Sementes de zimbro 10 g.
2 cravos.
Sal.
Pimenta do reino preta moída na hora.
400 ml de vinho tinto.
2 colheres de sopa de leite.
Queijo parmesão ralado a poucos instantes.
Preparo:
Primeiramente tempere o javali com sal e pimenta. Numa panela grossa e funda sele bem os pedaços de carne no azeite, retire e reserve. Agora sem pensar refogue nessa mesma panela a cenoura, salsão, cebola e alho até amolecerem. Acrescente o vinho tinto e espere um pouco até estabilizar tudo. Retorne á panela os pedaços de javali, acrescente o molho de tomate, o leite, as ervas picadas, as sementes de zimbro intactas, os cravos e cozinhe em fogo baixo até ficar apurado do seu gosto. Corrija sal e pimenta.
Cozinhe o pappardelle fresco em bastante água fervente com sal por cerca de 2 minutos. Escorra-o e incorpore ao molho, misturando bem. Sirva em pratos fundos e decore com o alecrim e um fio de óleo extravirgem.
Esta receita foi livremente inspirada em experiências de viagens (Montalcino e Pienza) e na edição de outubro de 2008 da Revista Gula.
Se quiserem fazer com coelho, me chamem que eu ajudo e levo um vinho!
ABBRACCI!!!
2 comentários:
acabo de chegar de viagem pela itália e queria muito a receita do ragu de javali que degustei em Greve in Chianti....muito obrigada.....vou tentar fazer e relembrar momentos mágicos...
Olá Maria, parabéns pela viagem e pela escolha do roteiro um pouco fora do tradicional!Concordo com vc;não tem como ir para Toscana e voltar indiferente aos momentos mágicos!Tem um provérbio italiano que diz: "Quem viaja pra outro país , acaba levando um pouco da cultura na mala".Que bom que pude te ajudar, e se precisar de alguma receita ou dica pode me mandar e-mail ou postar no blog que tenho um bom acervo de livros de receitas italianas.Obrigado pela sua visita e bom ragu!
Postar um comentário