Após os quatro primeiros brancos Chef Duarte Jeronimo, na foto junto com Eustáquio nosso diretor administrativo, preparou um cardápio especial, mas antes vamos aos vinhos.
1 - Nedenburg Premiére Cuvée Brut - África do Sul.
Esse sulafricano foi feito de Cape riesling (45%), Chenin blanc (36%), Chardonnay (12%) e Colombar (5%) provenientes de Western Cape plantadas entre 1989 e 1994. Ao exame visual bela rosácea sobre um vinho amarelo palha com toques verdeais, com múltiplas e finas bolhas com aromasde frutas citricas limão e abacaxi e toque de nozes bem suave. Boa acidez e refrescância no método Charmat.
2 - Blanc de Blancs Brut Viña Casablanca - Chile.
Feito de Chardonnay (92%) com Chenin blanc (8%) este espumante de coloração amarelo palha apresenta como aromas minerais seu primeiro ataque com boa cremosidade e algum sabor fermentado final como casca de pão. Pouca fruta citrica como limão siciliano que abriram um pouco mais no final. Acidez bem agradável.
3 - Cava don Roman Brut - Espanha.
Primeiro champenoise da noite feito de Parellada, Macabeo, Xarello por uma cooperativa de Pénedes, mostrando claramente a diferença entre os métodos tradicional e charmat na produção de espumantes
Logo no visual percebe-se uma rica mousse ao redor da taça com múltiplas e finas bolhas. Aromas de fermentação como casca de pão e fermento associado a frutas secas como nozes e amêndoas. Frutas já eram mais maduras como abacaxi e maracujá que completavam boa refrescância ao paladar. Bela Cava.
4 - Champagne Deutz Brut Classic - França.
Nossa champagne noite foi feita com todas as uvas permitidas na denominação (Chardonnay, Pinot noir e Pinot meunier) em um terço de cada na proporção, com mais de sessenta vinhos base diferentes. De cor amarelo palha; no nariz apresentando aromas de frutas secas e cítricas com baunilha no final. Bela perlage com aroma de pão fresco, tostado, nozes e amêndoas. As frutas são mais maduras como abacaxi, laranja e maracujá na maior mousse e final mais agradável de todos.Vinho da noite!
5 - Espumante Bruto 3B Filipa Pato - Portugal.
PratoPrincipal: Risoto de Frutos do Mar com Cogumelos Portobello, Duo de Pargo Vermelho, Salmão e Camarão.
Para acompanhar o jantar foram servidos os espumantes Rondinée Brut e Rosé produzidos pela Cave Hermann, parceria da Decanter que fez o vinho base e Vinícola Aurora que os "espumatizou" ou "charmatizou". O espumante Rosé apresentava discreto açúcar residual num vinho com aromas de frutas tropicais e rosas; e o branco estava mais redondo e refrescante característicos da Serra Gaúcha. Como foram servidos juntos com as refeições; permito degustá-los e opinar numa outra oportunidade.
Sobremesa: Figos Assados, Coalhada Seca, Mel de Alecrim e Sorvete de Creme.
1 - Nederburg.
2 - Viña Casablanca.
4 - Filipa Pato.
5 - Deutz
P.S.: Tava tão bom que esqueci de tirar as fotos da garrafas abertas, e já começava a contemplar o que está por vir no próximo ano!
Abracci a tutti!
2 comentários:
Vim retribuir e agradecer a sua visita e fiquei de água na boca (ou vinho?), tanta coisa boa!:)
Obrigado o vc tb Noémia! Estou adorando passear pelos "Blogges" Lusitanos e conhecer melhor "acerca" nossos patrícios!
Abraço e continuarei te visitando!
Postar um comentário