terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SEGUNDA DIVINO: ALMAVIVA 1997 COM BRUSCHETA.


Olá pessoal, ontem foi dia da última "Segunda Divino" do ano e para celebrarmos resolvemos abrir um ícone sul americano. A princípio seria um Clos Apalta daquele premiadão, mas minha consultora da Mistral pisou na bola esquecendo de pedir a garrafa antes que acabasse e ficamos sem. Mas não podíamos desistir da nossa idéia ou abrir um vinho do velho mundo, aí o Gil conseguiu com o pessoal da World Wine uma garrafa de nada menos que um  Almaviva 1997. Confesso que passei esse dia um pouco ansioso, mas tinha certeza que essa noite surpreenderia.

Cheguei na casa dele e já estava fazendo picadinho dos tomates para nossa tradicional bruscheta e o vinho já estava repousando na vertical por preferirmos não decantar. Até pensamos em cozinhar algo mais elaborado, mas hoje não queríamos trabalho!
Sacamos a rolha que estava em perfeito estado e mandamos pras taças (aquelas grandes de estimação que ele nunca põe na roda); onde mostrou uma coloração rubi intensa com tico de reflexos granada. Hoje vi um belo halo de maturação com lágrimas em bom número e vagarosas. No nariz meio fechadão com aquele aroma de ameixa preta e só.... mas na boca um pouco de cacau e taninos bem redondos com retrogosto potente num médio corpo.
Calma Betão vai abri...      Atacamos as "bruscas"!


Na segunda tomada já melhorou bastante mostrando aromas mais complexos de frutas maduras como cassis e cerejas com  couro novo. Na boca já aparecia aromas de bosque, cravo com pouca baunilha. Retrogosto bem longo e muitíssimo agradável mostrando ser um dos vinhos mais equilibrados que já provei. Envelheceu muito bem esses 12 anos  e creio que tenha capacidade de guentar mais uns cinco tranquilamente. Quando arejei na boca consegui perceber um herbáceo mentolado bem gostoso e o nariz do Gil sentiu algo mineral, toque defumado, mais groselhas e concordamos com as muitas pimentas. Chega que já ta ficando complexo demais!

Vinho de corpo chileno e alma francesa (bordalesa) feito de Cabernet Sauvignon 72%, Carmenère 23% e Cabernet Franc 5% com envelhecimento de 16 meses barricas francesas novas.

Bela maneira de se terminar o ano e se dependesse da gente esse vinho não tinha envelhecido tanto!

Abracci a tutti e as "bruscas" do Gil vão ganhar um post á parte!

1 - Viña Almaviva.
2 - World Wine.


Vida longa á Segunda Divino e bj pra Gi e Rê!

Nenhum comentário: