sábado, 5 de dezembro de 2009

MENU DEL GIORNO: SPAGHETTI ALLA CARBONARA COM NEGROAMARO DI SALENTO.

Pois é pessoal, quinta feira no meu relógio biológico é dia de vinho e inconcientemente meu organismo pede todo aquele ritual que envolve nossas degustações. Nossa rotina nos condiciona a fazer tudo no mesmo ritmo. Hoje não foi diferente, liguei para todas as pessoas conhecidas num raio de 10 km e ninguém estava disponível para manter nossa tradição. Meu ciclo circadiano pedia alguma atividade relacionada ao vinho, nem que fosse para assistir Sideways ou Mondovino de novo comendo pipoca com guaraná. Minha solução foi fazer tudo sozinho mesmo. O vinho já estava escolhido e a pasta seria a mais simples e sincera possível com aquilo que tivesse na geladeira.

Nosso prato de hoje remonta aos "Carbonai" que eram os trabalhadores que produziam carvão ou  "Carbone" por um método antigo; através da combustão lenta de lenha nas regiões montanhosas da Emília-Romagna e Lazio; e que precisavam de uma alimento simples e que sustentassem a alta queima calórica durante a jornada de trabalho: pasta, bacon e ovos; com o parmigiano reggiano naturalmente incluso.

Só ficou famoso realmente depois da segunda guerra mundial, sua outra  versão histórica datada de 1945, quando os soldados americanos entraram em Roma após a sua dominação pedindo que lhes fizessem uma pasta com seus ingredientes prediletos que eram "bacon com ovos".  Nesse caso para justificar o termo carbonara, adicionou-se o bastante pimenta de reino preta moída grosseiramente na hora, assemelhando-se ao pó de carvão retirado das minas.
- Ecco Spaghetti alla Carbonara!
Se voce está de regime ou tem colesterol alto desista, porque esta delicadeza produz no seu organismo 200 kcal por 100 gr  de massa pronta deglutida; mas em contrapartida sua serotonina vai pras alturas. Tome um bom vinho tinto e se você, explicar direitinho ao seu cardiologista, vai te perdoar e até pedir a receita depois da bronca. Receita amiga do coração!

Vamos para a pasta:

Ingredientes:

- 500 gramas de spaghetti de grano duro.
- 4 gemas de ovo.
- 100 gramas do bom queijo ralado momentos antes (metade parmiggiano e pecorino romano).
- 150 gramas de pancetta ou bacon em tiras.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- Pimenta do reino preta moída na hora.
- Salsinha.
- 2 colheres de sopa de azeite virgem extra.

Modo de preparo:

É muito simples; primeiro aqueça o óleo na frigideira e doure as pancetinhas resistindo para não subtrair nenhum pedaço. Incorpore a manteiga e espere que a mistura fique bem homogênea. Num recipiente pequeno misturo bem o queijo ralado com as gemas e a salsinha e reservo.
Agora a pasta na água  já deve estar "aldente", então a escorro rapidamente, jogo naquele molho da frigideira e misturo bem.
Chegou o momento principal e para isso a pasta ainda tem que estar bem quente. Acrescento aquela mistura de queijo, gemas e salsinha  que vai cozinhar suavemente com o calor emanado do spaghetti mexendo delicadamente. Espere a massa e molho se entenderem e estabilizarem alguns momentos antes de servir; pois assim ele se impregnará nas laterais da pasta. Faça chover bastante pimenta do reino moída por cima, irresponsavelmente, porquê só assim será "Ovvero Spaguetti alla Carbonara"!



Masseria Maíme Negroamaro I.G.T. Salento  2005.

 A vinícola Tormaresca faz parte do conglomerado italiano Antinori, que assim como o restante da "Bota" , abriu os olhos para o potencial enológico da Púglia na  produção de vinhos de qualidade superior. Dentro do calcanhar, apresenta como nobre vizinho a  Mandúria , região donde nasce a principal D.O.C. tinta da província feita com a uva Primitivo e da branca Castel del Monte. Possue como filosofia produzir e valorizar  vinhos de uvas autóctones puglieses como a Negroamaro, Nero di Tróia, Aglianico e Fiano que foram legados da cultura grega.

A cepa Negroamaro que significa preto e amargo; produz esse vinho de coloração rubi quase violáceo, sem halo de maturação e suas lágrimas eram densas e vagarosas. No nariz seu primeiro instinto foi de fruta negra como ameixa, framboesa e black berry em geléia. Bem frutado na boca  de médio corpo e retrogosto agradável com cravo e muitas pimentas. Taninos bem macios e  fáceis com acidez regular completando com cacau e mais pimenta.

Lembrava muito um primitivo da Mandúria provavelmente pelo forte apelo regional, porém sem sua força e doçura residual, menos álcoolico e um instigante  amargor final que aparece depois da baunilha. Tem violeta sim num vinho muito equilibrado,com excelente custo benefício para tudo.Um dos best buy italianos do ano pra mim!

Para saber mais:

1- Tormaresca
2 - Mistral
3 - Créditos da foto carbonari.
4 - Se comer dois pratos peça ajuda na Società Italiana di Cardiologia (SIC), que eles vão te entender!

Abbracci a tutti!

Nenhum comentário: